Livro: Desenho de moda e anatomia

07/06/11


Recentemente adquiri o livro Desenho de moda e anatomia - Fashion sketches and anatomy, de autoria da Denise Voss. É uma publicação muito bacana, pois mostra todas as proporções do corpo e como desenhar a figura humana estilizada. Num passeio pelos blogs de moda - afinal, o livro é indicado para quem trabalha com modelagem de roupas - vejo muitos comentários do tipo "poderia ter mais figuras", mas o que as pessoas querem, na verdade, é uma série de gabaritos para copiar, e não é esse o propósito de Desenho de moda e anatomia: neste livro é possível localizar o lugar certo dos ossos, o nome dos músculos, o que acontece quando uma determinada parte do corpo é tensionada, os movimentos das articulações, além de falar sobre o caimento dos diversos tipos de tecido e como desenhar partes importantes das roupas: golas, pregas, etc. Apesar de ser carinho (R$ 89,00, mas consegui com desconto \o/), vale a pena o investimento. Recomendo! ★★★★★

Release: O livro “Desenho de Moda e Anatomia” é indicado para todas as pessoas que trabalham com moda e sentem dificuldade em desenhar a figura humana estilizada. Combinando o ensino tradicional com a anatomia humana  foram desenvolvidos 25 exercícios práticos apoiados em 257 ilustrações desenvolvidas para facilitar o aprendizado. Além da abordagem  do corpo humano, o texto e as ilustrações oferecem dicas importantes para o desenho da roupa. Dessa forma, os criadores e estilistas poderão se expressar melhor através dos desenhos.

VOSS, Denise. Desenho de moda e anatomia: Fashion sketches and anatomy. São Paulo: Queen Books, 2009.

Desenhos baseados nos exercícios do livro. :-)

E chega de dicas, né?! :-)

Comentários

  1. Muito obrigada, não me lembro se já te agradeci, mas meus leitores ficarão felizes com este comentário tão espontâneo. Continue treinando.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!
    Eu é que agradeço e fico lisonjeada em poder falar diretamente contigo! Realmente gostei muito do livro, adoro treinar vendo os exemplos e gostaria de te agradecer pela publicação de um trabalho tão bacana - e necessário - para quem quer fazer ilustração de moda!
    Abraços,
    Lidiane :-)

    ResponderExcluir
  3. Vou te dar meu e-mail pessoal pois não costumo ter tempo para checar todos os blogs
    modadenisevoss@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Géssica!

    Este livro é muito bom para quem quer aprender desenho de moda, pois mostra as proporções do corpo, os músculos, ossos, e isso é super importante para construir a figura, que é mais esguia. Praticando sempre, com base nas explicações, dá para aprender sim, mas tem que desenhar muito, pois só vais aprimorar teu traço com bastante treino!
    Em outros posts tenho dicas de materiais também, como lápis e papel.

    Abraços e obrigada pela visita, volte sempre que quiser!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.